Estilo e Aprendizagem
Em uma aula da pós-graduação em Psicopedagogia lemos o artigo da Edith Rubinstein: “Estilo e Aprendizagem” e ao pensar em uma ideia para o blog, veio esse texto em mente.
A autora compartilha uma outra perspectiva para olhar como a criança aprende ou não aprende e o que pode interferir no modo como aprende e mostra uma forma de intervenção que aponta o estilo de aprendizagem. Então, como a criança aprende e como o professor transmite o conteúdo ou o conhecimento?
Eu entendo que antes de ser professor é preciso amar essa profissão, entender que nem todos os alunos são iguais e aprendem facilmente ou do mesmo jeito. É preciso entender que ensinar não é só o lápis e o papel e apenas copiando que ele vai aprender, o aluno precisa de carinho, dedicação e de criatividade em aula para ficar mais prazerosa. Afinal, o professor é o sujeito que ensina e depende da forma como transmite o conteúdo, para o aluno, o sujeito da aprendizagem, absorver esses conhecimentos.
Não defendo o aluno, sei que existem muitos que não estão afim de fazer nada, reflexo de algo que não vai nada bem, mas sei também que tem muito professor que não aguenta mais dar aula e apenas espera sua aposentadoria...infelizmente a classe de professores não é unida!!! Muitas vezes o professor só está preocupado em responder as solicitações do programa que a instituição quer que ele cumpra. Não há tempo na sala de aula para que se relacione o conhecimento com outros saberes. Mas com muito otimismo, sei que um dia tudo isso vai melhorar!!!
Não estou falando mal dos professores, jamais faria isso. Luto por uma educação melhor. Já fui professora do estado e posso dizer isso com muita convicção...existem professores e "professores" e isso foi uma das coisas que me levaram a fazer a Psicopedagogia. Sejam educadores, faça de conta que os alunos são seus filhos.
Comentários