Apraxia e Dispraxia
Neste post vou tentar explicar, de uma maneira mais simples, o que é Apraxia e o que é Dispraxia. Aliás, ao pesquisar mais sobre esses transtornos encontrei um curso da Teleton interessante, o qual eu citarei na referência bibliográfica após o término da explicação.
Começamos pela Apraxia. Se dividirmos a palavra em partes teremos: A que significa ausência de ou privação, e Praxia que significa atividade, ação. Portanto, temos como definição a incapacidade para realizar atividades e executar uma ação, como por exemplo, pentear os cabelos ou dar tchau. É considerada uma desordem neurológica causada por lesões cerebrais e provoca a perda das habilidades motoras (execução de movimentos e gestos).
Agora, indo pelo mesmo caminho que foi feito acima, se dividirmos a palavras Dispraxia teremos: Dis que significa "ter dificuldade para", e Praxia que significa atividade, ação, como já dito anteriormente. Portanto, temos a definição "dificuldade para realizar atividades". É considerada uma disfunção motora neurológica, ou seja, não há lesão. O que acontece é que o cérebro é impedido de realizar movimentos de forma correta, ou melhor dizendo, não tem coordenação motora, percepção e equilíbrio. É conhecida também como a "síndrome do desastrado" e com isso exige um diagnóstico detalhado.
http://boasaude.uol.com.br/realce/showdoc.cfm?libdocid=15169&ReturnCatID=1838
http://pt.wikipedia.org/wiki/Apraxia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dispraxia
http://www.teleton.org.br/curso/texto_licao_15_15.asp?licao=19 (Curso do Teleton)
Comentários