Psicopedagogo Clínico
Já havia comentado anteriormente o papel do psicopedagogo clínico, mas como muita gente ainda desconhece nosso papel, vou comentar mais um pouco sobre essa profissão maravilhosa, que me conquistou e a qual passo a me dedicar mais e mais!
Primeiramente o psicopedagogo clínico trata das dificuldades de aprendizagem, são realizadas diversas sessões no consultório, de acordo com cada caso e geralmente são realizadas individualmente, mas é possível que seja em grupo.
Antes de iniciar qualquer intervenção para a queixa, o psicopedagogo inicia uma entrevista com os pais - familiares responsáveis - a qual auxilia a captação dos dados que dificultam a aprendizagem. Depois de algumas sessões, geralmente 8 (variam de 6 a 12, lembrando que cada caso é um caso e às vezes há necessidade de mais sessões) chega-se a hipótese e percebe-se se há necessidade ou não de outros acompanhamentos, como por exemplo, fonoaudiologia, psicologia, neurologia, entre outros. Não esquecendo, é claro, da orientação para os pais e professores.
Durante o atendimento, com a utilização de diversos recursos, são observados os fatores internos e externos, ou seja: orgânicos, motores, intelectuais, emocionais, pedagógicos e sociais. Com isso é identificado o real problema da não aprendizagem e a partir de então o psicopedagogo inicia a intervenção aplicando os recursos convenientes.
Vale lembrar que o Psicopedagogo Institucional não faz avaliação clínica individual dentro da instituição que trabalha, porém pode fazer sondagens e encaminhar para outro Psicopedagogo que seja clínico.
Comentários