Outras técnicas do "espelho"
Continuando com a utilização do espelho, podemos fazer várias atividades. Trago aqui duas:
Uma delas é dar um espelhinho de bolsa para o aprendente ou aluno e pedir para que se olhe e observe as partes do seu rosto, por partes, por ser um espelho pequeno. Após fazer uma analise, solicita-se a criação da autoimagem. O aprendente vai se olhando no espelho e tenta se desenhar. Cabe aqui também uma roda de conversa ou uma conversa para saber o que foi mais fácil, mais difícil, o que mais gostou, igual ao da atividade anterior do espelho.
A segunda é, adaptando a atividade anterior, pode-se usar uma folha de papel espelho (que reflita a imagem visivelmente) e colar na mesa ou em algum lugar onde possa fazer um desenho em cima. O aprendente pode se olhar nesse papel espelho e com uma canetinha fazer o contorno, caso a atividade de cima seja muito difícil.
Pode também se observar primeiro a imagem refletida e depois fazer uma autoimagem com os itens que recordar, uma imagem inventada, criada por ela mesmo. Assim podemos avaliar diversos itens com essas atividades: como se veem, criatividade, proximidade com a realidade, desejo, coordenação com lápis ou caneta, entre outros.
Comentários