Progressão Continuada - Sim ou Não?
De acordo com a Folha de São Paulo, publicada no dia 04 de Janeiro de 2011, Alckmin vai mudar a progressão continuada na rede de ensino a partir de 2012. Na própria reportagem segue uma imagem explicativa de como está a progressão e de como ficará em 2012 e assim fica mais fácil de entender, porém, não de aceitar.
Se a preocupação da mudança na progressão é o aumento do abandono escolar, será que é bom mudar?
Puxa, fico tão triste com essas situações em que o nosso Governo ainda impõe. O problema não é esse ainda, não é a progressão que vai fazer o aluno ser melhor ou não, não é ela quem vai dar a chance para o aluno se recuperar. É preciso repensar na estratégia para que a educação não seja de vez abandonada...
Concordo com gênero, número e grau com Mateus Prado*, em uma coluna publicada no site do IG:
"Acontece que governos costumam confundir projetos pedagógicos com as terríveis "grades curriculares". Ao invés de estabelecerem estratégias, além de implantá-las e avaliá-las, para a formação de alunos cidadãos, capazes de intervir na sociedade e com 'fome' de conhecimento, os governos tendem a definir a quantidade de conteúdos que devem ser depositados nos alunos. A educação bancária, na qual ao aluno só cabe escutar e decorar, escutar e decorar, escutar e decorar, é mantida. Aqueles que costumamos achar que obtêm mais sucesso escolar conseguem lembrar dos conteúdos até o dia do vestibular. E só".
Até quando será assim? Será que não é hora de repensar maneiras de formar os alunos como cidadãos, para serem empreendedores, críticos, com vontade de aprender? E isso não é culpando os professores não! Como sempre digo, existem "professores" e "educadores", aqueles que amam a profissão e fazem de tudo para que o aluno consiga ser um ótimo profissional, como há outros também que não estão preocupados com nada e outros também, que são proibidos ou barrados por seus superiores.
Seria tão importante ter um acompanhamento psicológico e psicopedagógico em todas as escolas e de uma vez por todas entender que somente a progressão não é a solução.
* "Para uma progressão continuada de sucesso é preciso de uma série de estratégias pedagógicas. Os alunos, todos, não só os que apresentam dificuldades, precisam experimentar intervenções psicopedagógicas. E estas intervenções não podem ser pontuais, precisam ser constantes, fazer parte do dia-a-dia da escola. Os alunos, professores, pais e dirigentes precisam entendê-las. A escola, mais do que qualquer outro setor da sociedade, tem como obrigação entender e incluir as diferenças.
* E entre estas diferenças, as escolas precisam levar mais a sério a que existe entre as capacidades de aprendizagem de cada aluno e as diversas experiências pré e fora da escola".
É preciso desenvolver as competências dos nosso alunos e formá-los para o Mercado, de acordo com as necessidades!!!
Referências Bibliográficas:
http://www1.folha.uol.com.br/saber/854559-alckmin-vai-mudar-a-progressao-continuada-na-rede-de-ensino-a-partir-de-2012.shtml
*http://ultimosegundo.ig.com.br/colunistas/mateusprado/aprovacao+automatica+ou+progressao+continuada/c1237927221346.html
Comentários