Transtornos de Esquema Corporal e exercícios
Transtornos de Esquema Corporal
Os transtornos de Esquema Corporal subdividem-se em dois grupos: os transtornos referentes ao conhecimento e representação mental do próprio corpo e os transtornos referentes a utilização do corpo (orientação no próprio corpo e uma inadequada utilização do corpo em relação ao espaço em redor). É no segundo tipo onde se encontram a maioria dos problemas. Isto poderá estar relacionado com as primeiras relações afetivas da criança com seu ambiente. Dentro deste grupo de transtornos, é possível distinguir: ASOMATOGNOSIA: a criança é incapaz de reconhecer e mostrar no seu corpo alguma de suas partes. Por exemplo, na agnosia digital a criança não é capaz de reconhecer, mostrar nem mover os dedos de sua própria mão ou de outra pessoa. TRANSTORNOS DA LATERALIDADE: estes transtornos são causa de alterações na estruturação espacial e, consequentemente, na leitura/escrita. São exemplo disso a lateralidade contrariada, a lateralidade cruzada e o ambidestrismo.
Exercícios: Esquema Corporal 1. Exercício Este exercício de esquema corporal é um exercício de psicomotricidade que pretende trabalhar o reconhecimento das partes essenciais do corpo. Diga à criança os seguintes nomes das partes do corpo humano: cabeça, peito, barriga, braços, pernas, pés, explorando uma parte por vez. A criança mostra em si mesma a parte mencionada anteriormente, repetindo corretamente o nome. Numa primeira fase o exercício deverá ser realizado de olhos abertos, numa segunda fase de olhos fechados.
2. Exercício Neste exercício de esquema corporal a criança deverá reconhecer, em complemento ao exercício 1, as partes do rosto: nariz, olhos, boca, queixo, sobrancelhas e ouvidos. Deverá também reconhecer o pulso, o dedo maior e o dedo menor, com os braços apoiados sobre uma mesa. Deverá ser ensinado à criança os nomes dos dedos pedindo que ela levante um a um repetindo os respectivos nomes.
3. Exercício Este exercício de esquema corporal é para ser realizado com a criança em pé ou sentada (exercício 3) e com a criança deitada (exercício 4). Pretende-se trabalhar com os olhos. Em pé ou sentado a criança acompanha com os olhos a trajetória de um objeto que se desloca no espaço, mas sem mexer a cabeça.
4. Exercício Fazer com que a criança tome consciência da existência dos rins. Deitada com as pernas estendidas e as mãos sobre os rins a criança dobra os joelhos e encosta-os no peito. Conversar com a criança acerca da parte do corpo que se apoia com força sobre suas mãos – os rins.
5. Exercício Este exercício de esquema corporal pretende automatizar a noção de direita e esquerda. Numa primeira fase deve ensinar-se à criança, através de exemplificação no seu próprio corpo, qual a sua direita e qual a sua esquerda. Após dominar este conceito realizar este exercício por etapas: · Fechar com força a mão direita; · Fechar com força a mão esquerda; · Levantar o braço direito; · Levantar o braço esquerdo; · Bater o pé esquerdo; · Bater o pé direito; · Mostrar o olho direito; · Mostrar o olho esquerdo; · Mostrar a orelha direita; · Mostrar a orelha esquerda; · Levantar a perna esquerda; · Levantar a perna direita.
Inicialmente, deve a criança deve ter os olhos abertos, mas quando já tiver dominado o exercício repetir, mas com os olhos fechados.
6. Exercício Este exercício de esquema corporal deverá ser realizado por último, após os exercícios 1, 2,3/4 e 5. Pretende-se que a criança localize elementos na sala de aula, na sala de casa, no seu quarto ou até mesmo no exterior. Assim, a criança deverá dizer de que lado está a porta, a janela, a mesa da sala de aula, etc em relação a si mesma. É muito importante que durante a realização do exercício, a criança não cruze os braços, porque isso dificulta a sua orientação espacial.
Referência Bibliográfica:
Transtornos de Esquema Corporal
Os transtornos de Esquema Corporal subdividem-se em dois grupos: os transtornos referentes ao conhecimento e representação mental do próprio corpo e os transtornos referentes a utilização do corpo (orientação no próprio corpo e uma inadequada utilização do corpo em relação ao espaço em redor).
É no segundo tipo onde se encontram a maioria dos problemas. Isto poderá estar relacionado com as primeiras relações afetivas da criança com seu ambiente.
Dentro deste grupo de transtornos, é possível distinguir:
ASOMATOGNOSIA: a criança é incapaz de reconhecer e mostrar no seu corpo alguma de suas partes. Por exemplo, na agnosia digital a criança não é capaz de reconhecer, mostrar nem mover os dedos de sua própria mão ou de outra pessoa.
TRANSTORNOS DA LATERALIDADE: estes transtornos são causa de alterações na estruturação espacial e, consequentemente, na leitura/escrita. São exemplo disso a lateralidade contrariada, a lateralidade cruzada e o ambidestrismo.
Exercícios: Esquema Corporal
1. Exercício
Este exercício de esquema corporal é um exercício de psicomotricidade que pretende trabalhar o reconhecimento das partes essenciais do corpo. Diga à criança os seguintes nomes das partes do corpo humano: cabeça, peito, barriga, braços, pernas, pés, explorando uma parte por vez. A criança mostra em si mesma a parte mencionada anteriormente, repetindo corretamente o nome. Numa primeira fase o exercício deverá ser realizado de olhos abertos, numa segunda fase de olhos fechados.
2. Exercício
Neste exercício de esquema corporal a criança deverá reconhecer, em complemento ao exercício 1, as partes do rosto: nariz, olhos, boca, queixo, sobrancelhas e ouvidos. Deverá também reconhecer o pulso, o dedo maior e o dedo menor, com os braços apoiados sobre uma mesa. Deverá ser ensinado à criança os nomes dos dedos pedindo que ela levante um a um repetindo os respectivos nomes.
3. Exercício
Este exercício de esquema corporal é para ser realizado com a criança em pé ou sentada (exercício 3) e com a criança deitada (exercício 4). Pretende-se trabalhar com os olhos. Em pé ou sentado a criança acompanha com os olhos a trajetória de um objeto que se desloca no espaço, mas sem mexer a cabeça.
4. Exercício
Fazer com que a criança tome consciência da existência dos rins. Deitada com as pernas estendidas e as mãos sobre os rins a criança dobra os joelhos e encosta-os no peito. Conversar com a criança acerca da parte do corpo que se apoia com força sobre suas mãos – os rins.
5. Exercício
Este exercício de esquema corporal pretende automatizar a noção de direita e esquerda. Numa primeira fase deve ensinar-se à criança, através de exemplificação no seu próprio corpo, qual a sua direita e qual a sua esquerda.
Após dominar este conceito realizar este exercício por etapas:
· Fechar com força a mão direita;
· Fechar com força a mão esquerda;
· Levantar o braço direito;
· Levantar o braço esquerdo;
· Bater o pé esquerdo;
· Bater o pé direito;
· Mostrar o olho direito;
· Mostrar o olho esquerdo;
· Mostrar a orelha direita;
· Mostrar a orelha esquerda;
· Levantar a perna esquerda;
· Levantar a perna direita.
Inicialmente, deve a criança deve ter os olhos abertos, mas quando já tiver dominado o exercício repetir, mas com os olhos fechados.
6. Exercício
Este exercício de esquema corporal deverá ser realizado por último, após os exercícios 1, 2,3/4 e 5. Pretende-se que a criança localize elementos na sala de aula, na sala de casa, no seu quarto ou até mesmo no exterior. Assim, a criança deverá dizer de que lado está a porta, a janela, a mesa da sala de aula, etc em relação a si mesma. É muito importante que durante a realização do exercício, a criança não cruze os braços, porque isso dificulta a sua orientação espacial.
Referência Bibliográfica:
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