Empresa Usa Música para Aperfeiçoar o Clima Organizacional


A Alamo Engenharia, uma das maiores empresas de manutenção predial e industrial do país, está usando a música como agente agregador de seus colaboradores. A Álamo que reconhece que sua eficiência depende, diretamente, do engajamento e motivação dos seus 1500 funcionários, inovou seu processo de gestão de pessoas criando um coral, cujo objetivo é promover a melhoria do clima organizacional, através da identificação e desenvolvimento das habilidades artísticas de seus participantes.
O projeto chamado “Quem canta seus males espanta”, começou em 2010 e está aberto a todos os colaboradores da empresa, que tem sede no Rio de Janeiro e em São Paulo, e atua em todo país. Os interessados passam por testes básicos de musicalidade e os ensaios semanais são realizados durante o horário de trabalho. O professor/regente e eventuais despesas de deslocamento para os ensaios são totalmente patrocinadas pela empresa.
A primeira apresentação do Coral foi realizada no mês de agosto de 2010, no Rio de Janeiro, e impressionou pela qualidade artística e pelo repertório apresentado, incentivando novos candidatos a participarem do projeto. “O Coral é a transposição da importância do trabalho coletivo para o nível artístico. Ou seja, o resultado depende da união de vozes de diferentes alcances e tonalidades, exatamente como na empresa, onde o resultado depende da atuação de cada funcionário, dentro de sua própria posição e habilidade, seja ela qual for”, comenta Isadora Dias, gerente de marketing da Alamo.
Isadora Dias
Isadora Dias
“Mas a grande vitória do coral”, analisa Isadora, “é a integração harmoniosa de colaboradores de diversas funções, que antes nem sequer se conheciam. A cada apresentação o coral nos ensina, na prática que a união de talentos é o caminho para o sucesso coletivo”.
Do repertório variado, composto de canções nacionais e internacionais, até as batas usadas pelos participantes, confeccionadas a partir de uniformes reciclados, todos os detalhes do coral reportam aos valores da Álamo, principalmente, no que diz respeito à sustentabilidade, igualdade de tratamento e oportunidades aos seus colaboradores.
Vinícius Duffrayer
Vinícius Duffrayer

“O coral tornou-se parte integrante do projeto global de sustentabilidade e responsabilidade social da Álamo”, conta Vinícius Duffrayer, gerente de gestão de pessoas da Alamo. No Natal de 2010, “Quem canta seus males espanta” se apresentou em diversos condomínios comerciais cuja manutenção está a cargo da Álamo. “Num segundo momento, o coral também se tornou ferramenta de relacionamento da empresa com seus clientes”, complementa ele.
MCA Imprensa & Relações Públicas para RHevista RH

Fonte: Revista RH

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do mundo BANI ao RUPT agora!

Como podemos equilibrar nossa vida com a energia masculina e feminina e viver sem questões de saúde mental? 🌺🔑

Técnica Color Code - Organização para Estudos/Trabalho