Para CEO da consultoria e.Life, empresas de todos os portes vão investir
cada vez mais em aumentar a presença nas principais redes sociais
São Paulo –
A consultoria e.Life,
especializada no monitoramento e análises de informações de rede
sociais, divulgou na manhã desta quarta-feira quais serão as
principais tendências deste setor para 2013. As previsões, explicou Alessandro
Barbosa Lima, CEO da empresa, foram baseadas em estudos e observações empíricas
sobre as principais redes sociais. Confira abaixo:
1 - Pequenas e médias empresas vão
investir cada vez mais em redes sociais:
De acordo
com Lima, as chamadas PMEs, sejam elas pequenas agências de comunicação ou
restaurantes, por exemplo, vão apostar em aumentar a sua presença nas redes
sociais. Segundo o executivo, pesquisas realizadas pela revista EXAME PME (que
pertence ao Grupo Abril assim como EXAME.com) mostram que 65% das pequenas e
médias empresas desejam melhorar a sua relação com seus clientes através das
redes.
2 – Métricas
dão lugar aos Key Performance Indicators (KPIs)
As métricas
refletem o comportamento da marca em uma determinada rede social como, por
exemplo, o número de “curtir” que um post recebe no Facebook ou a quantidade de
retuítes de uma empresa no Twitter. Não ajudam, contudo, na elaboração de
planos de negócio.
“As redes
são importantes fornecedores de dados de inteligência que poucas empresas sabem
utilizar isso“, explica o executivo. E é por isso, considera, que o maior
desafio das empresas no ano que vem será o de associar métricas às KPIs,
juntando essas informações e convertendo-as em ações concretas de planos de
negócio.
3 – Big Data
Uma marca como “iPhone”, explica Lima,
pode trazer mais de um milhão de publicações mensais em sites de relacionamento
no Brasil. Segundo ele, analisar o volume de dados que circula nas redes
sociais, para que se retirem dele ideias de negócios, será um desafio para as
marcas. As empresas vão precisar de mais servidores e bancos de dados, por
exemplo, para dar conta de tanta informação.
4 – Segunda tela e curadoria social
Ao analisar o comportamento das pessoas
nas redes sociais, a e.Life percebeu que metade dos usuários assiste à
televisão enquanto navega pela internet. “Recolhemos os Trending Topics no
Twitter e podemos afirmar, sem erro, que mais de 50% deles tem relação direta
com a programação da TV”, explica.
Como exemplo, Lima cita as ações do
Itaú, Banco do Brasil e Nike que utilizaram expressões acompanhadas de hashtags
em suas campanhas. “Quando a marca usa a hashtag, o engajamento de sua ação nas
redes sobe de 1,6% para 14%”, explica. Por este motivo, campanhas veiculadas na
TV e que incentivem a interatividade dos usuários nas redes sociais serão boas
oportunidades em 2013.
5 – Ascensão do mobile
O país assistiu a um crescimento na
quantidade de dispositivos móveis. “O número de tablets dobrou de 2011 para 2012
e os smartphones continuam a subir”, pontua. Para Lima, portanto, a base mobile
ainda crescerá no próximo ano o que fará com que, cada vez mais, as redes
sociais sejam acessadas através destes dispositivos.
6 – Social CRM
Segundo Lima, 1 a 3% de todo o atendimento
ao consumidor das marcas atendidas pela e.Life já é feito via redes sociais. A
empresa estima ainda que, em 2013, essa percentagem suba para 5%. Neste ponto,
o executivo percebe que há uma mudança nos hábitos dos consumidores que
desacreditaram dos call centers. “Hoje eles preferem o atendimento mais rápido
ao postar nas redes sociais”, pontua.
Mas, além disso, Lima aposta no
crescimento de uma nova modalidade de atendimento, o chamado unsourcing: quando
o consumidor tem suas dúvidas respondidas sem a ajuda da empresa, mas com o
auxílio de outras pessoas.
7 – Softwares as Service
Outra tendência para 2013 considerada
por Lima são os chamados Softwares as Service, que ficam armazenados na nuvem
e, para utilizá-los, basta que os clientes paguem uma taxa mensal. De acordo
com ele, esse segmento de serviço para pequenas e médias empresas é
praticamente inexplorado, mas deve crescer no ano que vem.
8 – Varejo Social e Conectado
Este tipo de ação integra o ponto
físico de vendas ao mundo das redes sociais através dos check-ins, permitindo
que os consumidores compartilhem as experiências com os amigos. “A tendência
ainda está muito no início, mas irá se fortalecer em 2013”, pontua Lima.
Como exemplo de ações similares, ele
cita a Cielo que integrou suas máquinas de pagamento ao Facebook. A iniciativa
permitirá que as pessoas publiquem seus check-ins e recomendações sobre
estabelecimentos ou serviços diretamente em sua Linha do Tempo.
9 – Realidade Aumentada
Para Lima, a realidade aumentada irá
proporcionar ao consumidor o acesso a outras dimensões, além do ponto físico de
vendas. “Ele poderá conversar com a vendedora enquanto vê as informações sobre
o produto em realidade aumentada”, explica. Assim, com “gôndolas virtuais”, é
possível que um shopping, por exemplo, aumente o número de lojas sem precisar
se preocupar em ampliar seu espaço físico.
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