Encefalite Herpética

Recebi um e-mail solicitando informações sobre a intervenção da Disfasia, mas o que me chamou a atenção foi pelo motivo do qual foi causada a Disfasia: "encefalite herpética".

Me interessei muito pelo assunto, então fui buscar informações e obtive muitas informações, mas ressalto aqui que não sou neurologista e sei pouco sobre essa doença. Mas como Psicopedagoga preciso sempre me atualizar, portanto seguem abaixo informações.

Em primeiro lugar a "encefalite herpética" é uma doença infecciosa focal do SNC grave:

"A encefalite herpética é uma patologia pouco comum, mas associada a elevados índices de morbimortalidade, principalmente quando o diagnóstico e a terapêutica não são instituídos precocemente. Por isso, o manejo propedêutico deve ser vastamente conhecido, assim como as opções e nuances do tratamento".


"O vírus do herpes simplex do tipo I é comum, causando lesões vesiculosas nos lábios, muito dolorosas, mas de regressão espontânea. A encefalite aguda por este vírus é considerada a forma mais comum de encefalite esporádica nos países temperados. A encefalite herpética destaca-se das outras encefalites virais pelas lesões necrosantes, atingindo principalmente os lobos temporais e o sistema límbico. Tem elevada letalidade (cerca de 75%) e deixa graves seqüelas. Clinicamente, os primeiros sintomas são os de uma doença gripal, com febre, cefaléia, náuseas e vômitos. Seguem-se desorientação, alterações da personalidade, disfasias, alucinações, convulsões, estupor e coma. Pode haver sinais de localização, como hemiparesias. A maioria dos casos não tratados evoluem para rigidez de decerebração e óbito. Os sobreviventes apresentam sequelas motoras e psíquicas importantes, até estado vegetativo".




Referências Bibliográficas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Do mundo BANI ao RUPT agora!

Como podemos equilibrar nossa vida com a energia masculina e feminina e viver sem questões de saúde mental? 🌺🔑

Técnica Color Code - Organização para Estudos/Trabalho