Atividade: Descrevendo os pares
Habilidades desenvolvidas: linguagem, descrição e comunicação.
Materiais necessários: dois jornais ou revistas idênticos.
Número de participantes: 2 crianças com 3 anos ou mais.
Etapas da construção:
- Selecionar uma categoria de imagem (homem ou animal ou mulher, desde que tenham, no mínimo, 4 imagens da categoria escolhida);
- Recortar 4 ou mais pares idênticos da categoria escolhida;
- Colar essas fotos em cartões (os cartões devem ser de tamanhos idênticos, independentes do tamanho da imagem);
Instruções de como jogar:
- Distribuir os cartões de modo que cada jogador tenha um de cada foto;
- Embaralhe as duas pilhas;
- Cada criança tira uma foto do seu monte, sem que a outra veja;
- Uma criança começa descrevendo a foto que está segurando, enquanto a outra vai fazendo perguntas (Por exemplo: Ela está de calça? Tem cabelo curto?);
- Se as crianças acharem que não estão segurando as fotos idênticas, qualquer uma delas substitui por outro cartão da pilha e recomeçam as perguntas;
- Quando perceberem que estão com a mesma foto, o par, jogarão os cartões sobre a mesa com a imagem para cima e conferem;
- Se estiverem certas, deixam os pares sobre a mesa, caso não, as duas crianças colocam as fotos no final da pilha e recomeçam o jogo;
- Daí invertem a criança que pergunta e a que responde.
Fim do jogo:
O jogo acaba quando todos os pares forem encontrados, o jogo acaba e todos ganham.
Está atividade foi extraída do livro "150 jogos não competitivos para as crianças. Todo mundo ganha" - Cynthia Mac Gregos
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