Qual o papel do Psicopedagogo nas empresas (organizações) brasileiras? Qual a diferença entre a Psicopedagogia institucional (escola) e a empresarial?
Os desafios da aprendizagem, nos dias atuais, extrapolam o contexto da escola. Precisamos olhar a aprendizagem que acontece em outros setores: na família; nos centros de educação informal; nas Instituições que acolhem crianças e adolescentes abandonados, ou excluídos; nas Instituições de saúde, nas empresas e enfim em todos os diferentes contextos em que o indivíduo precisa se desenvolver, transformar, criar e aprender a viver e a adaptar-se criativamente a novas situações.
Por outro lado precisamos olhar os profissionais em qualquer contexto de atuação em que se acham desafiados a aprender cada vez mais para poderem se fortalecer e se desenvolverem integralmente como homens na sua atuação profissional, propiciando ao outro, na relação de ajuda, o seu desenvolvimento integral para se adaptar criativamente às condições existenciais em que se encontram.
Há um movimento contemporâneo muito saudável que instiga as Instituições cada vez mais a se humanizarem, abrindo espaços de convivência que propiciem aos seus integrantes profissionais e aos seus clientes condições de aprendizagem mais humanizadas. A proposta é possibilitar o desenvolvimento dessas pessoas de forma mais integrada do ponto de vista cognitivo e afetivo. Nos últimos anos têm se desenvolvido pesquisas e estudos psicopedagógicos, levando em conta as dificuldades de aprendizagem devido a interações de fatores cognitivos, afetivos, biológicos e culturais que estagnam o desenvolvimento cognitivo-afetivo do aprendiz.
Fonte: ABPp
Comentários