Aumente sua Empregabilidade! Reflita!
Aumente sua Empregabilidade! Reflita!
1. A responsabilidade pela garantia do trabalho não é das organizações, é antes de tudo uma obrigação de cada indivíduo. "Não é o touro que mata o toureiro. O toureiro é que se deixa matar".
2. O artista tem que estar onde o povo está - diz Milton Nascimento. A empregabilidade pressupõe mudar de cidade, estado, pessoas. Ser nômade virou competência.
3. Complementando: você sabe transitar tranquilamente por ambientes multiculturais e tem jeito para entender e conviver com as diferenças? Por exemplo, trabalharia no Sul do Pará ? Vale lembrar que a gente não pode querer a isca e o peixe. Tudo é uma troca. Para ganhar alguma coisa é preciso perder outra.
4. Em momentos de crise nada é mais importante do que aprender novas profissões. Desenvolver novas habilidades e competências. Renovar-se constantemente. Nunca ter medo de tentar algo novo mesmo que ainda pequeno. Afinal, um amador solitário construiu uma arca e um grande grupo de profissionais construiu o Titanic
5. Desapegar-se do fetichismo de cargos e posições. Se o trabalho oferecido lhe garante a sobrevivência e um grau de satisfação vá em frente..Ser humilde é fundamental.
6. Você é capaz de definir em poucas palavras seu mercado alvo? O inimigo do bom é o melhor.
7. Você tem um belo passado de glórias. Porém, sabe quanto o mercado está disposto a remunerar pelos seus serviços?
8. Aprendizado contínuo difundido há alguns anos é cada vez mais forte quando se fala em empregabilidade. Jornais, Revistas, Internet. Tem que estar atualizado. Mas escolha os temas com cuidado. Existem muitos secretários de Deus proclamando notícias de caráter duvidoso e, sobretudo alarmista na questão da recolocação. A Internet fornece todo dia milhares de falsos profetas. Não aceite de imediato uma informação como verdadeira.
2. O artista tem que estar onde o povo está - diz Milton Nascimento. A empregabilidade pressupõe mudar de cidade, estado, pessoas. Ser nômade virou competência.
3. Complementando: você sabe transitar tranquilamente por ambientes multiculturais e tem jeito para entender e conviver com as diferenças? Por exemplo, trabalharia no Sul do Pará ? Vale lembrar que a gente não pode querer a isca e o peixe. Tudo é uma troca. Para ganhar alguma coisa é preciso perder outra.
4. Em momentos de crise nada é mais importante do que aprender novas profissões. Desenvolver novas habilidades e competências. Renovar-se constantemente. Nunca ter medo de tentar algo novo mesmo que ainda pequeno. Afinal, um amador solitário construiu uma arca e um grande grupo de profissionais construiu o Titanic
5. Desapegar-se do fetichismo de cargos e posições. Se o trabalho oferecido lhe garante a sobrevivência e um grau de satisfação vá em frente..Ser humilde é fundamental.
6. Você é capaz de definir em poucas palavras seu mercado alvo? O inimigo do bom é o melhor.
7. Você tem um belo passado de glórias. Porém, sabe quanto o mercado está disposto a remunerar pelos seus serviços?
8. Aprendizado contínuo difundido há alguns anos é cada vez mais forte quando se fala em empregabilidade. Jornais, Revistas, Internet. Tem que estar atualizado. Mas escolha os temas com cuidado. Existem muitos secretários de Deus proclamando notícias de caráter duvidoso e, sobretudo alarmista na questão da recolocação. A Internet fornece todo dia milhares de falsos profetas. Não aceite de imediato uma informação como verdadeira.
Nem estas mal traçadas linhas que escrevo. Reflita.
9. Aceitar críticas. Receba críticas sem pedras nas mãos. Acho que onde não há crítica o inimigo ajuda. Como no mundo corporativo, o pior cliente é aquele que não reclama. Aquele que o adula ou concorda com você 100% quase nunca é seu amigo de fato. Críticas são uma ferramenta fantástica para nossa autoavaliação. Porém, seja crítico também quanto aos palpiteiros.
10. Não deixe que os outros tenham piedade de você. Isto é a pior coisa: o coitadinho (a)!
11. Se você é do tipo que resiste, um conselho pare de viver o passado. Tem gente que vive presa ao que já aconteceu que resiste às novas idéias e às mudanças e, ao mesmo tempo, é neuroticamente preocupada com o envelhecimento, sem se dar conta de que são essa atitudes que, de fato, as tornam velhas. Saia da mesmice! Não adianta arrumar as mesas e cadeiras no convés do Titanic.
12. Abandonar a histeria coletiva corporativa de que tudo está ruim, que está dificil. Evite estas notícias e pessoas que agem assim. Lembre-se: você atrai aquilo que não quer. O universo trabalha de acordo com suas crenças, sejam, boas ou ruins.
9. Aceitar críticas. Receba críticas sem pedras nas mãos. Acho que onde não há crítica o inimigo ajuda. Como no mundo corporativo, o pior cliente é aquele que não reclama. Aquele que o adula ou concorda com você 100% quase nunca é seu amigo de fato. Críticas são uma ferramenta fantástica para nossa autoavaliação. Porém, seja crítico também quanto aos palpiteiros.
10. Não deixe que os outros tenham piedade de você. Isto é a pior coisa: o coitadinho (a)!
11. Se você é do tipo que resiste, um conselho pare de viver o passado. Tem gente que vive presa ao que já aconteceu que resiste às novas idéias e às mudanças e, ao mesmo tempo, é neuroticamente preocupada com o envelhecimento, sem se dar conta de que são essa atitudes que, de fato, as tornam velhas. Saia da mesmice! Não adianta arrumar as mesas e cadeiras no convés do Titanic.
12. Abandonar a histeria coletiva corporativa de que tudo está ruim, que está dificil. Evite estas notícias e pessoas que agem assim. Lembre-se: você atrai aquilo que não quer. O universo trabalha de acordo com suas crenças, sejam, boas ou ruins.
Autor do artigo: José Zulmar Lopes
Gerente Administativo-Financeiro, graduado em Administração de Empresas e MBA em Gestão Estratégica. Executivo com mais de 13 anos de vivência em nível gerencial procura empresa para relação duradoura e de confiança em qualquer localidade do país, uma vez que aprecia e está disposto a conhecer novas culturas.
Encontre-o:
LinkedIn (currículo em Inglês): http://www.linkedin.com/in/josezulmarlopes
Site:http://www.insadi.org.br/quem+somos/teaminfo.asp?jzl
Site:http://www.insadi.org.br/quem+somos/teaminfo.asp?jzl
Comentários